W
NW
N
N
NE
W
the Degree Confluence Project
E
SW
S
S
SE
E

Brazil : Rio Grande do Sul

15.6 km (9.7 miles) NNE of Massambará, Rio Grande do Sul, Brazil
Approx. altitude: 75 m (246 ft)
([?] maps: Google MapQuest OpenStreetMap ConfluenceNavigator)
Antipode: 29°N 124°E

Accuracy: 15 m (49 ft)
Quality: good

Click on any of the images for the full-sized picture.

#2: Direção Sul #3: Direção Leste #4: Prova GPS #5: Ponto de partida - Porto do Passo em São Borja #6: Amigo Raí - nem tudo é perfeito ... o cara é gremista

  { Main | Search | Countries | Information | Member Page | Random }

  29°S 56°W  

#1: Direção Norte

(visited by Mario Câmara and Raí Mello)

English

06-Jan-2007 -- Saímos (eu e o Raí) no sábado (06/01/2007) de Santiago-RS com o objetivo de encontrar duas confluências: 29ºS-56ºW e 30ºS-57ºW, nas proximidades, respectivamente, de São Borja e Uruguaiana. Nos municiamos de GPS e máquina fotográfica e consultamos detalhadamente o Google Earth no intuito de traçarmos as rotas para atingirmos os objetivos. Lançamos mão também do Tracker II instalado no carro para sinalizar com bipes cada ponto de mudança de direção (pontos de interesse) até as confluências. Em termos de aparato tecnológico estávamos prontos.

Antes de partir para cima do ponto 29S-56W, fizemos um passeio por São Borja. E para aqueles que não conhecem ainda o Passo (Cais do Porto) de São Borja, principalmente depois da obra de aterramento e reforma do local, é um ponto (28,6236ºS - 56,0303 W) de passagem obrigatório.

O ponto almejado, partindo do Passo com o estomago forrado por um pastel de carne, foi descoberto após rodarmos 63,5 km. Deste percurso, 28 km foram percorridos em estrada de chão, perfeitamente trafegável com um carro de passeio. Há uma estradinha que leva praticamente a 300 metros do ponto. Moleza ... moleza!

O ponto se situa na propriedade do Sr. Almir Foletto, no município de Maçambara – RS, nesta oportunidade havia no local uma incipiente plantação de soja. Ainda bem, pois os arredores é tomado por lavoura de arroz (alagadiço) que certamente nos faria enlamear os pés.

Fomos entrando na propriedade sem ser interpelados, provavelmente por ser horário do almoço. Na saída passamos na casa do gerente Neldo (primeira à esquerda de quem entra) que não se encontrava. Para materializar nossa passagem, deixamos com uma menina bonita (filha do gerente) uma caneta gravada "http://www.confluence.org" e uma carta explicando nossa incursão.

Missão Nr 01 - cumprida!

English

06-Jan-2007 -- We left from Santiago with the intent of reaching both 29S56W and 30S57W near São Borja and Uruguaiana respectively. We had a GPS a camera and detailed study of Google Earth plus Tracker II to mark waypoints o four progress. Technologically we were ready.

After eating meatloaf we drove for 63.4 km. on good conditions. A small trail took us within 300 meters from the confluence.

The confluence is in the property of Mr. Almir Foletto that has soy fields, which was fine for us since near by there where rice fields which would have had our feet all wet.

On our way in nobody stopped, probably they where all at lunch. On the way out we spoke with Neldo, the manager.

Mission accomplished.


 All pictures
#1: Direção Norte
#2: Direção Sul
#3: Direção Leste
#4: Prova GPS
#5: Ponto de partida - Porto do Passo em São Borja
#6: Amigo Raí - nem tudo é perfeito ... o cara é gremista
ALL: All pictures on one page