W
E

Brazil : Santa Catarina

4.9 km (3.0 miles) NW of Santa Maria, Santa Catarina, Brazil
Approx. altitude: 595 m (1952 ft)
([?] maps: Google MapQuest OpenStreetMap ConfluenceNavigator)
Antipode: 28°N 131°E

Accuracy: 30 m (98 ft)
Quality: good

Click on any of the images for the full-sized picture.

#2: South View from confluence area #3: East View from confluence area #4: West View from confluence area #5: View to confluence area at a distance of 100 meters #6: GPS Photo #7: The confluence Visitors #8: One shot at 800 meters of the confluence

{ Main | Search | Countries | Information | Member Page | Random }

28°S 49°W

#1: North View from confluence area

(visited by Rogerio Rein)

Portuguese

18-Apr-2004 -- We start our journey at 5:00am in 04-18-2004, from Curitiba. We didnot have any maps of the confluence, so we made the trip only with the point 28S 49W marked on the GPS. We arrived at 11:30am in one farm at 4km of the confluence (directly) and we started our walk of 10km (total).

The last 300 meter we made in one hour because there was no path to access the point. We arrived at the confluence at 3:00pm. The pictures of the confluence don’t show many things due to the density of the vegetation.

We did not acquire a better coordinate reading in the GPS because the signal went off frequently near the confluence and because moving near of confluence was almost impossible.

The pictures were not so good, we tried to make pictures in 2 different machines but we do not get quality enough in some of them.

We left the confluence at 3:25pm and arrived in the car at 5:40pm. We finished our trip in 1:05am, 04-19-2004.

Portuguese

Fizemos a visita ao ponto de confluência 28S 49W como trabalho da matéria de Orientação Cartográfica e Navegação Terrestre, ministrada pelo professor Raul M. Friedmann, do curso de Engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) e a seguir relatamos nossa vista ao ponto.

Começamos a nossa viagem partindo de Curitiba às 5:00am do dia 18-04-2004. Não conseguimos obter nenhum mapa para o ponto de confluência, então fizemos a viagem com uma única informação: o ponto de destino 28S 49W marcado no GPS. Chegamos a um sítio distante 4km da confluência (em linha reta) por volta das 11:30am, deixamos o carro lá e iniciamos a caminhada a pé, que ao todo foi cerca de 10km de ida e volta. A caminhada foi tranqüila nos primeiros 9km, embora cansativa, pois havia pequenas estradas e trilhas que levavam até perto do ponto. Enfrentamos dificuldades no último quilômetro, pois a mata era muito fechada e não existiam trilhas, o tempo estava chuvoso e às vezes o GPS perdia o sinal. A região visitada era montanhosa e o ponto de confluência ficava numa montanha, o que fez a caminhada se tornar extremamente difícil.

Às 2:10pm estávamos a 300 metros do ponto de confluência e neste ponto a mata era totalmente fechada e a subida extremamente íngreme. Havia muitas plantas com espinhos na mata, tivemos cortes nas mãos e nos braços para conseguir passar, não havia visibilidade alguma, estávamos sendo guiados exclusivamente através do GPS. Chegamos ao ponto de confluência às 3:00pm.

Não conseguimos mostrar muito nas fotos tiradas do ponto de confluência, somente a mata fechada. Levamos duas máquinas fotográficas, mas ambas não conseguiram registrar fotos de qualidade do ponto, as melhores fotos foram publicadas aqui, embora algumas estejam fora de foco. A maior proximidade da coordenada do ponto foi a mostrada na foto do GPS aqui publicada, pois o sinal do GPS estava muito fraco no local e era quase impossível se deslocar aos redores da confluência para encontrar uma coordenada mais precisa.

Começamos a descida da montanha por volta das 3:25pm e chegamos novamente ao nosso carro por volta das 5:40pm. Nossa viagem terminou em Curitiba, às 1:05am do dia 19-04-2004. Não recomendamos a ninguém repetir esta visita, pois o acesso ao local é extremamente difícil e penoso.

All pictures
#6: GPS Photo
#7: The confluence Visitors
#8: One shot at 800 meters of the confluence
ALL: All pictures on one page